Porto Alegre, 3 de junho de 2024 – A colheita de soja na região de Soledade, no Rio Grande do Sul, atingiu 90% da área plantada, que totaliza mais de 500 mil hectares. Segundo o assistente técnico da Emater/RS, Josemar Parise, antes da catástrofe climática que ocorreu no estado no mês de maio, mais da metade dos municípios haviam colhido 92%. No Baixo Vale do Rio Pardo, que corresponde a quase metade da produção da regional, os trabalhos estavam entre 60% e 65%.
Durante as janelas de tempo firme na última semana, a colheita prosseguiu, mas a qualidade dos grãos deteriorou significativamente, explicou.
Cerca de 70% da safra foi colhida antes das chuvas, enquanto outros 20% foram colhidos durante o período chuvoso. De acordo com Parise, aproximadamente 10% da área plantada, que corresponde a 6% a 7% da produção, não poderá ser colhida devido à péssima qualidade dos grãos, tornando inviável a ceifa desta parcela.
Chove hoje na regional. Nos próximos dias, a previsão meteorológica indica tempo firme com algumas nuvens e temperaturas em torno de 20 graus.