EUA: Presidente da Câmara rejeita projeto do Senado para evitar shutdown

  Porto Alegre, 27 de setembro de 2023 – O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, rejeitou hoje (27) um projeto de lei provisória de financiamento que havia sido aprovado pelo Senado mais cedo. Isso aproxima os Estados Unidos do chamado ‘shutdown’, que é a paralisação parcial de alguns serviços públicos norte-americanos por falta de financiamento.

O prazo final para a resolução desse impasse é até 30 de setembro. Caso não haja acordo, a partir de 1o de outubro, início do ano fiscal, haverá a dispensa de centenas de milhares de funcionários públicos federais e a suspensão de vários serviços, como a divulgação de dados econômicos e o financiamento do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a Ucrânia.

Mais cedo, o projeto do Senado havia sido aprovado por uma ampla margem de votos. Tal projeto daria mais seis semanas, até 17 de novembro, para que o governo norte-americano pudesse chegar a um acordo com o Congresso.

Não vejo apoio na Câmara para o plano do Senado”, disse McCarthy, embora o projeto tenha o apoio dos republicanos do Senado, incluindo o líder da minoria, Mitch McConnell.

“O presidente deveria intervir e fazer algo a respeito; caso contrário, o governo fechará”, disse McCarthy aos repórteres.

Há outros projetos de lei para serem votados na Câmara, e esperava-se que eles pudessem ser aprovados até o final da noite de hoje. Semanas atrás, Biden pediu ao Congresso para aprovar uma extensão de curto prazo dos gastos fiscais de 2023, juntamente com ajuda de emergência para ajudar os governos estaduais e locais a lidar com desastres naturais e ajudar a Ucrânia na sua guerra contra a Rússia. Ele também buscou novos financiamentos para a segurança das fronteiras.

Por conta deste impasse, agências de classificação de crédito, como a Moody’s e a Fitch emitiram comunicados, alertando que isso poderia prejudicar o rating dos Estados Unidos.