CLIMA: Chuvas significativas no sul devem ocorrer apenas na virada do mês

   Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2022 – A região Sul do Brasil deve ter tempo seco neste final de semana. Segundo o agrometeorolgista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, há apenas a possibilidade da formação de áreas de instabilidade sobre o extremo leste de Santa Catarina e do Paraná, bem como em algumas áreas do norte do Paraná. “Casso ocorram, as chuvas serão muito irregulares e de baixíssima intensidade. Nada que possa trazer alívio aos produtores”, disse.

    Na segunda-feira, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria na Argentina começam levar chuvas a algumas regiões produtoras da Argentina, do Paraguai, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. “No entanto. Essas chuvas vêm perdendo força e a tendência é de que a semana que vem registre precipitações muito abaixo do necessário para uma boa umidade do sulo. Na melhor das hipóteses, teremos uma condição razoável ao desenvolvimento das lavouras. Tanto a soja no RS, quanto o milho safrinha no PR podem ter complicações”, lamentou.

   O retorno das chuvas generalizadas e com bons volumes está previsto apenas para a virada do mês. “Os modelos sinalizavam chuvas boas para os dias 21 e 22, mas à medida que se aproximam do evento, retiram as previsões. Isso por que a La Niña ainda está ativa, o que tira a pressão de chuvas sobre a região”, Santos alerta que o mesmo pode acontecer com o previsto para a virada do mês. “Não descarto essa possibilidade. O La Niña só perde forças entre o final do verão e o início de outono. As regiões correm sério risco de perdas ainda mais significativas nos potenciais produtivas”, finalizou.

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA