SOJA: Mercado observa clima nos EUA, China e prêmios no Brasil – SAFRAS

    Porto Alegre, 17 de maio de 2019 – Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de soja na próxima semana. As dicas são do analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque:

– Os novos capítulos da guerra comercial entre Estados Unidos e China permanecem no centro das atenções do mercado. Além disso, o clima no cinturão produtor norte-americano para a evolução do plantio da nova safra e sinais de demanda pela soja dos EUA também devem chamar a atenção. No mercado interno, a alta dos prêmios é o destaque.

– Os players aguardam por novas indicações de avanço, ou não, nas negociações entre os governos dos EUA e da China em relação à guerra comercial. Uma nova rodada de reuniões entre os representantes de ambos os governos ainda não foi marcada, o que mantém o mercado bastante pessimista. A falta de acordo e o retrocesso nas negociações continuam como o principal fator de pressão negativa sobre os contratos futuros em Chicago.

– Os trabalhos de plantio da nova safra norte-americana continuam evoluindo um ritmo muito lento. O excesso de umidade na maior parte dos estados produtores impede um melhor avanço das máquinas, preocupando os produtores. Se o clima continuar atrapalhando, é possível que a área destinada à soja não seja semeada por completo, o que irá reduzir o potencial produtivo inicial da safra dos EUA. As previsões continuam apontando para uma umidade acima da média no Meio-Oeste nos próximos 14 dias. A janela para o plantio de soja se encerra no dia 15 de junho. Este fator deve continuar trazendo algum suporte para os contratos futuros.

– No Brasil, a forte elevação dos prêmios de exportação chamam a atenção.

O mercado já precifica o provável aumento da demanda chinesa pela soja brasileira com a manutenção da guerra comercial. Tal fato, aliado à um câmbio em elevação, traz preços mais altos para o mercado doméstico. A briga entre exportação e demanda interna promete se acirrar nas próximas semanas.

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS