SOJA: Gargalos logísticos pressionam prêmios no Brasil, diz Rabobank

   Porto Alegre, 31 de março de 2023 – Nos últimos quatro meses, os fundamentos baixistas têm pressionado as cotações de soja no mercado brasileiro. Conforme o Rabobank, no seu relatório Agroinfo referente ao primeiro trimestre de 2023, a safra recorde de soja brasileira e as fracas margens de esmagamento chinesa reduziram as cotações de soja em 9% durante o primeiro trimestre de 2023.

   O banco estima que a produção brasileira de soja deve atingir 153 milhões de toneladas em 2022/23, um aumento de 24 milhões de toneladas se comparada ao ciclo anterior. O aumento da safra se deve tanto à maior área, quanto à elevada produtividade obtida em algumas das principais regiões produtoras.

Atrasos na colheita

   Além da redução significativa dos preços, o primeiro trimestre do ano foi marcado por atrasos na colheita, nas exportações e pela insistente demora na comercialização. As chuvas afetaram o ritmo dos trabalhos, o que culminou na desaceleração das vendas externas em 31% nos primeiros dois meses do ano. A demora na ceifa também aumentou significativamente o tempo de espera dos navios em alguns portos brasileiros.

   Já o esmagamento no Brasil deverá atingir um patamar recorde impulsionado pelas elevadas margens de esmagamento. “As perdas significativas da safra de soja na Argentina, que podem chegar a 40% frente às estimativas iniciais, devem levar o Brasil a exportar um volume recorde de farelo de soja em 2023. Além disso, o aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel deve fazer crescer a demanda pelo óleo de soja no mercado interno”, o Rabobank estima um aumento da demanda total de soja de 14 milhões de toneladas durante a safra 2022/23.

   O crescimento da oferta no Brasil deve superar o aumento da demanda. “Apesar deste incremento no consumo, é esperada uma forte recomposição dos estoques ao final de 2023. Neste contexto, a escassez de armazenagem, os gargalos logísticos e os elevados custos dos fretes no Brasil deverão pressionar os prêmios no Brasil e impactar negativamente as cotações da soja ao longo de 2023 no mercado local”, disse o relatório.

Pontos de Atenção

   Segundo o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a mistura do biodiesel às vendas de diesel passa a ser de 12% a partir de abril. O que representa um aumento de 2 pontos percentuais sobre a mistura vigente até o mês de março. O Rabobank espera que esmagamento alcance 53 milhões de toneladas em 2022/23.

   O atraso no carregamento dos navios de soja já no primeiro trimestre deve aumentar o tempo de espera dos navios de soja nos portos brasileiros durante os próximos meses.

Revisão e edição: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA