SOJA: Anec aponta exportação de 11,9 mi de t em junho

   Porto Alegre, 30 de junho de 2020 – A exportação de soja do Brasil em junho foi estimada em 11,9 milhões de toneladas, apontou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que indicou um número inferior à projeção de 12,6 milhões de toneladas apontada na semana passada para este mês.

   Segundo relatório da Anec, a exportação de milho do Brasil em junho deverá atingir cerca de 775 mil toneladas, ante cerca de 1 milhão de toneladas na previsão da semana anterior., informou a agência Reuters.

   A Anec estimou as exportações de soja do Brasil em julho em 7,25 milhões de toneladas, enquanto os embarques de milho deverão crescer para 3,9 milhões de toneladas.

   As exportações de soja do Brasil em 2020 deverão atingir 78 milhões de toneladas, “se tudo correr bem”, disse a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que até o final de abril previa embarques de 73 milhões de toneladas no ano.

    Se confirmada a expectativa da associação, haveria um avanço de quase 7,6% em relação ao volume exportado no ano anterior, de acordo com dados da Anec.

   O volume projetado para 2020 ainda ficaria abaixo do recorde de 2018, de 82,9 milhões de toneladas, quando o país também colheu uma grande safra e foi beneficiado pela guerra comercial entre EUA e China.

    Para o milho, a entidade projeta exportações de 31 milhões de toneladas em 2020, ante estimativa de 31 milhões a 32 milhões de toneladas em abril e embarques recordes de mais de 41 milhões de toneladas no ano passado. A Anec previu ainda exportações de 16 milhões de toneladas de farelo de soja neste ano.