MILHO: IMEA revisa produção do MT para 30,44 milhões de t para 2018/19

    Porto Alegre, 4 de junho de 2019 – O Imea divulgou a quarta estimativa para a safra 2018/19 de milho em Mato Grosso. O novo relatório manteve a área cultivada e apresentou reajustes positivos para a produtividade em relação ao relatório anterior, alterando, consequentemente, a produção prevista no estado.

    Dessa forma, o novo relatório manteve a estimativa de área recorde de milho no Mato Grosso, em 4,74 milhões de hectares, motivada pelo adiantamento nos trabalhos de campo em todo o período da semeadura. Em relação a produtividade média no estado, a previsão passou de 103,23 sc/ha, do último relatório, para a média de 107,03 sc/ha, passando a apresentar um aumento de 7,50% em relação à safra anterior.

   Tal incremento se deu, principalmente, pelos bons registros de chuvas em todo o período de desenvolvimento, em conjunto com o fato de que 95,80% das áreas de milho terem sido cultivadas dentro da janela ideal de semeadura no estado, possibilitando que grande parte das lavouras se desenvolvessem dentro de um regime de chuvas ideal. Com o início da colheita, os reportes de rendimentos, até o momento, têm sido satisfatórios em todas as regiões produtoras.

   Com isso, o destaque dessa nova estimativa passa a ser as regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram o maior reajuste de produtividade em relação ao relatório anterior e também ante à safra 2017/18, agora previstas com média de 100,63 sc/ha e 106,12 /sc/ha, respectivamente, visto que, na safra anterior ambas as regiões foram prejudicadas pelo corte de chuvas precoce.

    Apesar das produtividades das áreas colhidas em maio terem registrado médias recordes para o milho mato-grossense em grande parte do estado, é importante apontar que também houveram relatos de milho avariado no início da colheita em grande parte das regiões, em decorrência do excesso de umidade e falta de luminosidade em alguns municípios produtores, e por isso, o mês de junho – onde grande parte da safra será colhida – será determinante para a mensuração da produtividade desta safra.

    Com a manutenção da área e o aumento dos rendimentos é esperado que a produção do milho mato-grossense na safra 2018/19 atinja 30,44 milhões de toneladas, o que representa incremento de 10,38% em relação ao que foi visto na safra 2017/18, encaminhando-se, neste momento, para a segunda maior safra de milho já registrada em Mato Grosso.

   As informações constam na Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.