CLIMA: Nova frente fria deve provocar chuvas no final de semana no RS, SC, PR e Paraguai – Rural Clima

   Porto Alegre, 26 de maio de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, há possibilidade da ocorrência de chuvas hoje no litoral do Nordeste, atingindo áreas de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, leste da Bahia ao longo do dia. “O norte do Pará e do Maranhão também podem ter chuvas pontuais”, ressalta a meteorologista Ludmila Bardin. Já na região do Brasil Central o tempo deve seguir aberto.

   Ludmila ressalta que uma frente fria chegará ao Rio Grande do Sul e provocará chuvas no sábado e no domingo, atingindo também o Paraguai, Santa Catarina e Paraná. “O centro e sul de Mato Grosso do Sul devem ter chuvas entre domingo e terça-feira. O sistema até pode provocar chuvas no norte de Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná em meados da próxima semana”, alerta.

   A meteorologista comenta que o sistema pode chegar na virada do mês de maio para junho ao sul e oeste de São Paulo, Goiás e Triângulo Mineiro trazendo chuvas.

   Ludmila comenta que após a passagem desse sistema pode haver queda da temperatura, mas não a ponto de trazer maiores preocupações aos produtores. “Na fronteira do Rio Grande do Sul e nas áreas serranas de Santa Catarina pode haver um frio maior, mas sem risco de geadas nas demais áreas produtoras, de modo geral”, sinaliza.

Paraguai

   Ludmila informa que a frente fria que passará pelo sul do Brasil vai passar também pelo Paraguai. “No sábado a frente fria passará pelo sul do país e depois ganhará intensidade e passará para outras regiões até o domingo, trazendo chuvas irregulares. As precipitações poderão ser mais intensas em algumas regiões e mais brandas em outras”, pontua.

   A meteorologista ressalta que há chance de chuvas no Paraguai entre segunda-feira e quarta-feira. “Depois o tempo deve abrir e novas chuvas devem ser observadas no país apenas na segunda semana de junho”, informa.

   Após a passagem da frente fria, as temperaturas no Paraguai devem cair com a chegada de uma massa de ar polar. “Há uma expectativa de queda de temperatura no sul do Paraguai, mas não há maiores preocupações com geadas, com as mínimas ficando entre 6 e 8 graus”, conclui.